Até o final deste ano, a prefeitura de Farroupilha deve realocar cinco secretarias que ficam em um prédio alugado para economizar cerca de R$ 35 mil mensais. A maioria das pastas vai para imóveis do município. Outras devem ser instaladas em uma estrutura locada, mas bem mais barata para os cofres públicos (até R$ 15 mil).
A readequação faz parte de um projeto com duas etapas que prevê centralizar os serviços municipais facilitando o acesso dos cidadãos. A segunda fase será a ampliação da atual sede administrativa com a construção de um anexo para trazer as secretarias para o mesmo local, obra que deve ocorrer dentro dos quatros anos do mandato do prefeito Fabiano Feltrin.
O imóvel que será desocupado é o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), na Rua Quatorze de Julho, no Centro. Pelo espaço, a prefeitura paga R$ 50 mil por mês. O endereço abriga secretarias como Infraestrutura, Trânsito, Habitação e Saúde.
O secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, Rafael Colloda, explica que o agrupamento de secretarias, como Planejamento e Meio Ambiente, abriu espaço para que o centro administrativo recebesse novas pastas, como a de Recursos Humanos. As secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito e de Desenvolvimento Rural, que também ficam no Ceac, vão para o prédio onde antes funcionava a Delegacia da Polícia Civil e, agora, abriga a Guarda Municipal, na Rua Ângelo Bartelle, 91, ao lado das garagens dos veículos usados nas obras públicas.
A área a ser utilizada para a futura ampliação da prefeitura é um terreno que já pertence ao município, nos fundos da Secretaria da Educação, junto ao Centro Administrativo e que serve de estacionamento para os carros oficiais. Colloda diz que não haverá interferência na praça que fica perto do terreno. A fase atual é de elaboração de projeto pela equipe interna da Secretaria de Planejamento. Ainda não há previsão de custo da obra.
— A ideia é fazer um prédio moderno, com vãos livres, modulado, com baixo custo para construção e funcional. Estamos trabalhando para reduzir aluguéis que despendemos todo o mês, usar com organização as estruturas que já temos para suportar essa redução e, com a redução de aluguel, pagar o anexo novo, porque teremos recurso para isso — resumiu o gestor.
O prédio da prefeitura foi erguida no início dos anos 1980 e passa por uma avaliação sobre a necessidade de reforma.
A prefeitura disse que não poderia informar para onde irão todas as secretarias que funcionam atualmente no Ceac.
Como é hoje
No Centro Administrativo (Praça da Emancipação, Centro):
Gabinete do Prefeito
Gestão e Desenvolvimento Humano
Planejamento e Meio Ambiente
Finanças
No Ceac (Rua Quatorze de Julho, 713, Centro):
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Rural
Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito
Desenvolvimento Social e Habitação
Saúde
Prédio próprio aos fundos do Centro Administrativo (Rua Tiradentes):
Educação (que engloba Esporte e Lazer)
Prédio próprio onde funcionava a antiga Biblioteca Pública Municipal (Praça da Bandeira):
Turismo