Escolas das redes pública e privada de cidades da Serra aguardam apenas a publicação do decreto estadual anunciado nesta terça-feira (27) pelo governo do Estado para abrirem as portas nesta quarta-feira (28). Segundo comunicado, o novo documento terá vigência a partir da próxima meia-noite, com classificação de bandeira vermelha para todo o Rio Grande do Sul, a partir de alteração na salvaguarda da bandeira preta. O decreto ainda a ser publicado também pretende suspender o sistema de cogestão até o dia 10 de maio, data que deverá marcar o fim do modelo de distanciamento controlado em seu formato atual.
Em Caxias do Sul, as aulas devem retornar em pelo menos 160 das 180 escolas vinculadas ao Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares (Sinpré) da cidade. De acordo com a presidente da entidade, Bruna Volpato, diante de tantas reviravoltas, a publicação do decreto ainda é aguardada, mas, caso ela se confirme, as escolas — que chegaram a reabrir na segunda-feira (26) — continuam adequadas aos protocolos para dar continuidade ao atendimento presencial.
— Infelizmente estamos em meio a toda esta incerteza, mas no momento em que sair o decreto poderemos atender presencialmente nossas crianças de forma segura — disse a presidente.
A rede municipal de Caxias ainda não tem data para a retomada. Segundo a secretária de Educação, Sandra Negrini, as escolas que atendem pelo município ainda não estão adequadas para o retorno.
Em Gramado, mesmo diante das incertezas que permeiam a retomada presencial das aulas no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise e Centro de Operações de Emergência (COE) do município se organizam nesta terça-feira para a volta à sala de aula a partir de quarta.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Simone Tomazelli Andreis, uma comissão trabalha na garantia do cumprimento de todos os protocolos necessários para a reabertura na rede municipal de Gramado, algo que deverá ocorrer somente a partir da confirmação estadual.