A comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes estará movimentada na quinta-feira (11), em Caxias do Sul. A padroeira dos enfermos é motivo de festa e celebrações que vão desde missas e bênçãos até procissão motorizada e almoço festivo no formato drive-thru. A paróquia de Lourdes é a segunda mais antiga de Caxias do Sul, atrás apenas da Catedral Diocesana. No último dia 8, completou 79 anos de existência. O tema da festa neste ano é "À Vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus!". O dia, marcado por diversas atividades, é também o Dia Mundial dos Enfermos, data que foi estipulada em homenagem à Nossa Senhora protetora destes.
Na quinta-feira, as missas ocorrerão ao meio-dia (festiva), 15h (bênção/unção dos enfermos), 17h (bênção/unção dos enfermos) e 19h (solene). No último horário, o término da celebração na igreja dará início à procissão motorizada, que substitui o formato luminoso a pé, tradicional entre os fiéis, por conta dos cuidados em meio à pandemia. A procissão sairá da igreja e passará em ruas e avenidas como: Júlio de Castilhos, Sinimbu, Plácido de Castro, Bortolo Zani, Luiz Michelon, França, além de ruas internas dos bairros Lourdes e Petrópolis.
A previsão é de que a procissão motorizada se inicie por volta das 20h. Ao término, os veículos poderão participar da benção da saúde no formato drive-in. Padres portarão água benta e estarão em frente à igreja para atender à passagem dos automóveis.
— Temos uma grande expectativa porque todos os anos o dia 11 de fevereiro é intenso. Muitas pessoas procuram a igreja para participar. Neste ano, temos a preocupação com os cuidados necessários e, por isso, haverá número restrito de pessoas dentro da igreja. Estamos preparando estrutura para que possam participar do lado de fora também. À noite, a procissão neste ano será em forma de carreata com passagem da imagem da padroeira da paróquia — explica o pároco, padre Eleandro Teles.
Nossa Senhora de Lourdes foi o motivo da criação do Dia Mundial dos Enfermos, conforme o padre. Isso porque a história conta que a divindade apareceu na gruta de Lourdes, na França, para a menina que viria a ser Santa Bernardete, inaugurando uma fonte em que a água passou a curar pacientes de forma milagrosa. A devoção foi trazida a Caxias por imigrantes italianos.
Drive-thru para almoço no dia 21
Outra atividade que integra a programação de celebração à Nossa Senhora de Lourdes será o almoço em formato drive-thru marcado para o próximo dia 21. São estimadas 800 refeições para o dia. Os almoços serão entregues ao motorista, que não precisará sair do carro. Os ingressos custam R$ 50 e cada almoço serve duas pessoas. O cardápio será risoto, frango, salsichão e maionese. Os ingressos precisam ser adquiridos na secretaria paroquial.