Com a liberação dos encontros presenciais da Educação Infantil mesmo em bandeira preta, comemorada pelo Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul, a rede pública municipal manterá o formato nas escolinhas públicas e conveniadas.
Os pequenos iniciaram as aulas de forma escalonada no mês de janeiro e passaram a ir com mais frequência no dia 1º de fevereiro. Em Caxias do Sul, a Educação Infantil funciona nos modelos de gestão compartilhada (com cerca de 4,5 mil alunos); de vagas judiciais (com cerca de 800 crianças) e por meio de credenciamento (quando a prefeitura paga pela vaga na rede privada, com 4,2 mil alunos). Já nas escolas de Ensino Fundamental em que há Educação Infantil são aproximadamente 3,1 mil matriculados com idades entre 4 e 5 anos.
Segundo a secretária de educação, Sandra Negrini, a programação para retorno do Ensino Fundamental presencial está mantida para 15 de março. Conforme divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, o cenário será reavaliado no início da próxima semana, conforme a situação de contágio na cidade.
— Nosso planejamento não muda. As escolas de Educação Infantil seguem como estavam, com capacidade reduzida a partir do seu plano de contingência — diz.
As escolas de Ensino Fundamental iniciaram aulas apenas no formato remoto na última sexta-feira (19). A entrega de materiais para os chamados estudos monitorados estava prevista para o dia 25. Contudo, a Secretaria de Educação entrará em contato com os pais para fazer um agendamento e, com isso, evitar aglomeração de pessoas nas escolas.