Nesta segunda feira (22), o programa da prefeitura de Caxias que arrecada refeições a partir de doações de empresas, o Banco de Refeições Coletivas: Prato Solidário, irá retornar suas atividades. O projeto capta alimentos que foram feitos em cozinhas industriais e os destina a entidades cadastradas na Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), garantindo a alimentação de crianças, adolescentes, moradores de rua e idosos em situação de vulnerabilidade social.
O programa é feito em parceria com a Fundação Caxias e, segundo o presidente da entidade, Paulo Poletto, antes da pandemia, em março do ano passado, eram distribuídas diariamente cerca de 1,1 mil refeições a 15 entidades. Nesta segunda-feira, primeiro dia do retorno do Banco de Refeições Coletivas: Prato Solidário, serão oferecidas 200 refeições para três entidades de Caxias.
A diretora técnica de Segurança Alimentar e Nutricional, Cristina Gregoletto, valoriza a destinação dos alimentos já processados.
- O Prato Solidário combate o desperdício de alimentos ao mesmo tempo em que garante a oferta a quem realmente precisa, gerando economia também às instituições - destaca.
A nutricionista responsável pelo projeto, Thabata Pedroni, lembra da importância das doações pelos empreendedores:
- A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Fundação Caxias estão em busca de empresas que queiram doar alimentos excedentes. Precisamos do apoio da comunidade para conseguirmos as refeições.
Empresas que desejam participar do programa devem entrar em contato pelo telefone (54) 3223.0528. A SMAPA coloca à disposição veículos para recolher as doações.