Na manhã desta quinta-feira (7), as prefeituras de dois municípios da Serra registraram mais óbitos em decorrência da covid-19. Em Flores da Cunha foi a 12ª vítima de complicações da doença; em Nova Prata foi a 13ª morte.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Flores da Cunha, o paciente era um homem de 72 anos, com comorbidades não informadas pela prefeitura. Ele estava internado no Hospital Saúde, em Caxias do Sul, e morreu no dia 13 de dezembro. No boletim, o município também divulgou o total de casos registrados na cidade: são 1.973, dos quais 1.714 são considerados recuperados. 244 pessoas estão em isolamento domiciliar e quatro estão hospitalizadas, todas em Caxias do Sul.
Em Nova Prata, o óbito é de um homem de 43 anos, que estava na UTI do Hospital Beneficente São Pedro, em Garibaldi. Conforme a administração do hospital, ele tinha obesidade grau 1, diabetes e hipertensão. A morte foi registrada às 4h desta quinta-feira (7). Na cidade, até esta quarta-feira (6), eram 1.883 casos positivos, dos quais 1.841 são dados como recuperados. São 42 casos ativos e quatro pacientes em UTI.
As últimas mortes de Flores da Cunha e Nova Prata ainda não estavam contabilizadas nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) até a publicação desta reportagem e, portanto, não constavam na estatística nacional. A SES atualiza o boletim diariamente, mas pode levar alguns dias para cada vítima entrar na contagem, o que gera uma discrepância momentânea.