A escola municipal Castelo Branco, no bairro Fátima, em Caxias do Sul, foi alvo de bandidos em três ocasiões nos últimos dias. A ação mais recente foi na quinta-feira (28). Ao chegar no colégio logo cedo, professores viram que um buraco havia sido feito na parede e a fiação elétrica de duas salas tinha sido arrancada e levada — embora o período seja de férias na rede municipal, o colégio permanece aberto das 8h às 17h.
O primeiro arrombamento foi no dia 21. Uma pessoa entrou no pavilhão superior pelo telhado e deixou o forro destruído. As portas da dispensa e do refeitório foram quebradas. Foram furtadas extensões, panelas e duas escadas.
A segunda ação foi no sábado (23), quando uma telha foi quebrada _ o bandido entrou pelo telhado para acessar o pavilhão que fica na parte inferior da escola. Desta vez, a câmera de monitoramento foi levada.
A direção registrou boletins de ocorrência e entregou imagens tanto para a polícia quanto para a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Conforme a vice-diretora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Castelo Branco, Fabiana da Silva Lentz, a Guarda Municipal esteve no colégio e se comprometeu a fazer um patrulhamento mais efetivo.
O receio da professora é que a escola volte a ser arrombada:
— Nossa preocupação é que façam (estragos) nas outras salas.
Segundo Fabiana, o valor aproximado do prejuízo é de cerca de R$ 5 mil.