Duas profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus foram as primeiras a serem vacinadas em Vacaria. A técnica de enfermagem Cátia Cirino Vanz, 40 anos, trabalha no Hospital Nossa Senhora da Oliveira; já Iracilda de Fátima Pedroso, 55, atua na rede pública de saúde. Elas foram vacinadas contra a covid-19 logo depois das 9h desta quarta-feira (20). A imunização ocorreu no Centro de Saúde José Carlos Suzin, no centro da cidade.
Cátia trabalha há cinco anos no hospital. Iracilda, por sua vez, ingressou na Secretaria de Saúde de Vacaria em 1996, depois de ser aprovada em concurso público. Daquele ano até 2012, ela trabalhou no Centro Médico Municipal. Em seguida, a profissional foi para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela segue trabalhando na instituição:
— A profissão que escolhi sempre me trouxe momentos gratificantes e, apesar deste período turbulento, o dia de hoje ficará guardado em minha memória — afirmou durante a vacinação.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, duas equipes foram preparadas para aplicar as doses da CoronaVac no público prioritário. Uma equipe ficou responsável por imunizar profissionais da saúde que atuam na combate à pandemia e a outra por vacinar os idosos que vivem em asilos.
— Para nós é um marco importantíssimo porque vamos voltar à normalidade. Embora agora nós tenhamos recebido 960 doses que serão usados para imunizar os trabalhadores da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19 e os idosos das casas asilares. Mesmo assim é um avanço e acreditamos que em breve vamos poder ampliar o cronograma — afirma o secretário da Saúde de Vacaria, Silvandro Fonseca.
Até esta quarta-feira, o município ainda não tinha uma estimativa de quantas doses seriam necessárias para imunizar o público previsto nesta primeira fase da vacinação.