A Prefeitura de Caxias do Sul segue com as fiscalizações visando conter o avanço de casos de coronavírus na cidade. Conforme dados do Painel Covid, da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) até domingo (20/12) haviam 1.365 casos ativos de covid-19, com 77,29% de ocupação total de leitos, incluindo leitos de UTIs adulto e infantil, em hospitais privados e públicos. Até a última atualização Caxias do Sul havia registrado 263 óbitos.
Durante a ronda na madrugada de domingo, os fiscais da Secretaria do Urbanismo (SMU), Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente (Semma) com o apoio da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar, terminaram com uma festa clandestina, no bairro Exposição e, também, dispersaram uma aglomeração de jovens em loteamento na região do Rizzo.
No bairro Exposição, uma denúncia levou os fiscais a uma festa clandestina com cerca de 50 pessoas. Dezessete menores de idade foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil para registro e só foram liberados na presença dos responsáveis. No Desvio Rizzo, da meia-noite às 4h30min de domingo (20/12) a fiscalização dispersou uma aglomeração de cerca de 30 jovens em um loteamento sem moradia. O grupo estava com veículos com som potente e ingerindo bebida alcoólica.
Os fiscais da Semma emitiram, na ação, 28 notificações por consumo de bebida alcoólica e oito notificações por não uso de máscara. Já a equipe da SMU, por descumprimento dos Decretos, interditou dois locais (bairros De Zorzi e Cruzeiro), cassou um alvará de estabelecimento no bairro Santa Catarina, emitiu duas notificações (bairros De Zorzi e São Pelegrino) e advertiu três proprietários para se adequarem às regras. Quatro locais denunciados estavam fechados.
A blitz, realizada nos bairros Exposição e Desvio Rizzo flagrou mais de 55% dos condutores dirigindo sob a influência de álcool.
Veículos abordados: 9
Total de autuações: 9
Veículos recolhidos: 3
Documentos recolhidos (CRLV) para vistoria: 1
Documentos recolhidos ( CNH ): 4
Condutores sob influencia de álcool: Cinco condutores foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, nenhum destes condutores foi preso em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg/l de álcool por litro de ar expelidos pelos pulmões.