O sábado (21) é Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, e por isso todos os 48 postos de saúde de Caxias do Sul vão estar abertos das 8h às 17h para a imunização das crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, estruturas serão montadas no Parque dos Macaquinhos, na Praça do Trem, na Lagoa do Rizzo e na Praça Dante Alighieri.
Leia mais
Faltam ser vacinadas cerca de 7 mil crianças contra a pólio em Caxias do Sul
Em outubro: Quase 7 mil crianças e adolescentes comparecem ao Dia "D" de vacinação
Nos pontos extras, haverá apenas imunização contra a poliomielite (gotinha). Se a criança precisar fazer uma vacina injetável pois está em atraso, será encaminhada aos postos de saúde. Nas UBSs, são aplicadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, além da gotinha contra a pólio. Em caso de chuva, não haverá imunização nos parques e praças.
A ação que começou no dia 5 de outubro e acabou sendo prorrogada, já atingiu 72% da meta. Até a última sexta-feira (13), 15.768 crianças já haviam recebido a dose. Os postos do Eldorado (1.031 vacinas aplicadas), Esplanada (888) e Desvio Rizzo (854) foram os que mais imunizaram. A meta nacional é vacinar 95% das crianças com até cinco anos. Em Caxias, isso significa pouco mais de 22 mil doses a serem aplicadas até este sábado.
A pediatra do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, Maria Ignez Bertelli, destaca que com o Dia D, acredita-se que Caxias do Sul vai atingir a meta de vacinação.
— Falta bem pouco e geralmente quando tem essas imunizações nos sábados, a gente consegue um número maior de doses. As pessoas estão mais disponíveis a levar os filhos a vacinar. Então acreditamos que sim, vamos atingir a meta ou se não muito próximo — afirma.
Multivacinação
Paralelo à campanha contra paralisia infantil, ocorre a multivacinação, que tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população de até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Até o momento, 14.348 crianças e adolescentes receberam alguma dose atrasada.
Por ser uma estratégia de atualização de esquemas em atraso, não se trabalha com metas, porém a população dessa faixa etária em Caxias do Sul, segundo o IBGE, é de 96.764. Para a imunização, as crianças e adolescentes devem se dirigir às UBSs, já que nas estruturas montadas para este sábado, não serão aplicadas vacinas injetáveis.