O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver, de Caxias do Sul, desenvolve diversas atividades preventivas e educativas junto à rede de saúde pública, com o objetivo de auxiliar na melhora dos quadros clínicos dos usuários. Uma das oficinas, que ocorre durante o turno da manhã, é a de marcenaria. Com materiais recebidos por doação ou recolhidos em lixeiras, 11 usuários estão trabalhando na produção de casinhas para cachorros de moradores de rua.
Leia mais
Acolhimento de pessoas em situação de rua terá reforço com 60 novas vagas em Caxias do Sul
Carrinho utilizado por papeleiro que morreu queimado é doado para reciclagem em Caxias do Sul
Um dos beneficiados com o projeto foi o Lasanha, um cão que foi adotado por uma recicladora que é moradora do bairro Beltrão de Queiroz. A entrega da casinha confeccionada pelos usuários ocorreu na manhã de quarta-feira (25), pelos professores da oficina.
De acordo com a diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Nivea Rosa, os usuários também utilizam pallets de madeira para produzir bancos, prateleiras e outros móveis, bem como materiais recicláveis como garrafas pet e tampinhas para produzir mandalas e objetos decorativos.
— Essas atividades estão dentro do Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, e são para a melhor recuperação do quadro clínico deles também. Até porque esses usuários entram em processo de abstinência, e após, sempre é importante que eles possam estar inseridos em oficinas — explica.
Além das atividades de produção das casinhas e de móveis, os usuários também participam de oficinas de música, artes, hortas e outras. Por causa da pandemia, os serviços estão sendo realizados com as todas as medidas de segurança, que envolvem o distanciamento social e o uso de EPIs.
A sede do Caps Reviver está localizada na Rua Júlio de Castilhos, nº 3.401, em frente ao Parque Cinquentenário.
Leia também
Dois vereadores de Caxias do Sul testam positivo para covid-19
De novas eleições a presidente da Câmara no comando da prefeitura: as possibilidades do processo de cassação do prefeito eleito de Bento
Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres segue até dezembro em Caxias, com ações visando o combate e a prevenção