A construção de corredores de ônibus em concreto no centro de Caxias do Sul seguirá até maio do próximo ano, segundo a prefeitura. As obras, que iniciaram em julho deste ano, são realizadas em uma extensão de 2,2 quilômetros nas ruas Marechal Floriano e Bento Gonçalves. Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), os atuais bloqueios de trânsito, necessários para o andamento da medida, deverão durar até o final do ano, nos casos dos trechos das ruas Moreira César com a Bento, onde há bloqueio total, e na própria Bento com a Marechal Floriano, com interrupção parcial.
De acordo com o secretário da pasta, Alfonso Willenbring Junior, entre 30% e 35% do total da obra foi realizada até esta quarta-feira (11).
— Estamos tentando não prejudicar demais a circulação, principalmente na Marechal, entre a Sinimbu e Pinheiro Machado, mas, sem dúvidas, uma obras desse porte acaba gerando transtornos — diz.
Leia mais
Construção dos corredores de ônibus avança para a Rua Bento Gonçalves, em Caxias
Construção de novos corredores de ônibus causarão restrições de trânsito no centro de Caxias
Por conta da construção, a prefeitura aproveita as aberturas para renovar as galerias de esgoto subterrâneas, já antigas. A obra total para instalação dos corredores de ônibus custa R$ 5 milhões, dos quais cerca de R$ 4 milhões são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o restante é contrapartida do município. Os recursos foram liberados pelo governo federal e poderiam ser utilizados apenas para esta finalidade.
Os corredores são implantados na Marechal, entre a Sarmento Leite e a Bento. Já na Bento, ocorre entre a Coronel Flores e a Do Guia Lopes. Atualmente, a Marechal está em meia pista entre a Pinheiro Machado e a Bento, além do trecho entre as ruas Tronca e Sinimbu.
Leia também
Horários de ônibus aos domingos voltam ao normal em Caxias
Galeria Municipal Gerd Bornheim vai abrir nos próximos dois sábados
Caminhoneiro morto em acidente em Nova Bassano será sepultado nesta quarta-feira