As seis escolas municipais de Educação Infantil de Garibaldi retomam as atividades presenciais nesta segunda-feira (19). Das 550 crianças que eram atendidas, cerca de 80 voltam às salas de aula nesta primeira semana. Conforme a secretária de Educação, Simone Cristina Rosanelli Chies, o retorno será gradativo, tendo em vista uma melhor adaptação.
Leia mais
Escolas farão levantamento sobre volta da rede municipal de Educação Infantil em Caxias
Reabertura das escolas infantis: o que o retorno pode ensinar aos demais níveis da educação em Caxias
Saiba como foram os primeiros dias do retorno da Educação Infantil da rede particular em Vacaria, Carlos Barbosa, Garibaldi e Canela
Na semana passada a secretaria trabalhou em prol dos preparativos. Foram adquiridos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como jalecos, máscaras, luvas, álcool gel e todos os profissionais foram testados. De um universo de 150 funcionários, oito testaram positivo para o coronavírus e foram afastados. A testagem foi feita do dia 13 ao dia 16 de outubro.
– Hoje começamos gradativamente com duas crianças por sala de aula para fazer a nova adaptação. Afinal, são seis meses que eles estão longe da escola. Acredito que, a exemplo de outros municípios, no decorrer da semanas os pais vão se sentir mais seguros em enviar crianças para a escola.
Para atender todas as crianças, o turno integral, das 6h30 às 18h30min, precisou ser dividido. A partir de hoje, um grupo de crianças é atendido no período da manhã, das 7h15 às 11h30, recebendo o almoço. E na parte da tarde, outro grupo fica das 13h30min às 15h30min, recebendo dois lanches.
A secretária fará uma visita em todas as escolas nesta manhã para ver como o plano elaborado está se portando na prática.
– A exemplo de outros municípios que já iniciaram e chamando duas crianças por vez, eu acredito que será um retorno tranquilo tanto para pais quanto para servidores. Aos poucos vamos ver se mais pais se interessam, aí vai sendo um retorno gradual. A princípio acreditamos que será tranquilo pois a comunidade vinha sendo preparada há bastante tempo – salienta.
Os servidores passaram por 45 dias de formação online a fim de prepararem-se para o retorno. Eles conheceram os decretos, portarias, planos de contingência e Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE - Municipal).
Em Garibaldi, na rede particular de Educação Infantil, das 10 escolas, seis já retornaram. As demais, têm retorno previsto até o final de novembro.
Outros municípios que já retornaram
Em Carlos Barbosa, desde o dia 8 de setembro, as escolas de Educação Infantil da rede particular retornaram. Já as escolas do município, voltaram a receber os alunos no último dia 13. Bento Gonçalves também teve o retorno das escolas de Educação Infantil da rede municipal na última semana, no dia 14.
Caxias do Sul, São Marcos, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Vacaria, Gramado e Canela são alguns dos municípios que retornaram com as aulas da rede particular de Educação Infantil ainda em setembro, em algumas das escolas.
Vale destacar, que em Caxias do Sul, as escolas farão levantamento sobre volta da rede municipal de Educação Infantil. A ideia é avaliar quantas famílias pretendem mandar os filhos para as instituições quando elas reabrirem
Leia também
Decreto libera passe livre para usuários com mais de 60 anos em Caxias
10 temas para Marcelo Slaviero, candidato a prefeito de Caxias do Sul
Innovation Day ocorre dia 22 de outubro por meio de videoconferência