Alunos do Colégio Visconde de Bom Retiro, de Bento Gonçalves, retornaram às salas de aula nesta terça-feira (27), marcando o retorno da rede estadual às atividades presenciais na Serra. A escola de Ensino Médio é a única mantida pelo Estado reaberta na região. As demais devem voltar nos próximos dias.
Na manhã desta terça-feira, cerca de 20 estudantes foram à escola. A turma com maior número de estudantes tinha sete alunos e o máximo permitido por sala agora é de 12. Do total de 280 matriculados no colégio, aproximadamente 50 tiveram os termos de responsabilidade dos pais assinados para o retorno – além dos 20 da manhã, são mais 20 à tarde e 10 à noite. O diretor Eldo Dorneles Junior destaca que esse é um dos aspectos que mais chama a atenção no primeiro dia de aula presencial após o avanço da pandemia no país:
— A quantidade de alunos, que é muito pouca. Então, a gente sente essa diferença. Como o horário é reduzido, os alunos não ficam aqui. Normalmente, nós ficamos aqui cinco períodos de uma hora e agora estamos trabalhando com três períodos apenas. Então, a gente sente essa situação. E está todo mundo ainda preocupado, tanto alunos quanto professores. Nós estamos todos nos adaptando. É uma situação totalmente nova. Muita tecnologia envolvida para tentar oferecer o máximo possível aos alunos.
Leia mais
Escolas farão levantamento sobre volta da rede municipal de Educação Infantil em Caxias
Escolas estaduais de Caxias do Sul assinam carta contra a retomada das aulas durante a pandemia
Pesquisa com mais de 500 professores revela que maioria tem medo de contágio com retorno das aulas presenciais
Dos 56 servidores que atuam na escola, apenas dois professores estão afastados por estarem no grupo de risco, mas continuam trabalhando de forma remota. Como as salas de aula têm projetores e internet, os alunos são atendidos por eles a partir das próprias casas. Todos que voltaram às atividades foram testados para a covid-19 e tiveram resultados negativos.
A escola também irá comprar webcams para que os professores possam dar aula ao mesmo tempo para os estudantes em sala de aula e os que estão em casa. Para a volta, o colégio obteve Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) junto ao Estado, mas também contou com a verba da autonomia e com contribuições da comunidade. Entre as medidas de segurança tomadas, estão o uso de máscaras, disponibilidade de álcool gel, aferição da temperatura, instalação de tapetes sanitizantes e o distanciamento social.
Falta de EPIS
A falta dos EPIs atrasa a volta em outras escolas. Na área da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Bento, por exemplo, o retorno das demais escolas ainda está indefinido. Conforme o coordenador Alexandre Misturini, vai ocorrer à medida que todas estiverem abastecidas. No total, a regional abrange 74 escolas, incluindo todas as fases de ensino, em 25 municípios.
Na área da 4ª CRE, que tem sede em Caxias e abrange 14 municípios com cerca de 100 escolas, 17 delas estão aptas ao retorno a partir de quarta-feira (28). São 15 em Caxias e duas em São Marcos (confira a lista abaixo). De acordo com a coordenadora, Viviani Devalle, os EPIs estão sendo entregues para as demais que devem reabrir para os alunos nos próximos dias.
Em Vacaria, o retorno também é parcial. De acordo com a titular da 23ª CRE, Cristina da Silva Boeira Fabris, a previsão é que as escolas voltem a abrir para os alunos a partir de quinta-feira (29) nos Campos de Cima da Serra. No total, quatro colégios reabrem em Vacaria. A regional abrange 30 escolas em nove municípios.
Escolas que voltam às aulas na quarta-feira:
Cavalheiro Aristides Germani
João Pilatti
Professor Apolinário
Alexandre Zaterra
Irmão Guerini
Maria Aracy
Província de Mendoza
São Caetano
João Triches
Irmão José Otão
Olga Maria Kayser
NEEJA Caxias
Santa Catarina
Cristovão de Mendonza