Pesquisadores irão visitar 500 residências de Caxias do Sul a partir desta sexta-feira (4) até a próxima segunda-feira (7) na oitava rodada de entrevistas seguidas de testes rápidos para identificar casos de coronavírus. O estudo Epicovid19-RS é coordenado pela UFPel em parceria com o Governo do Estado. Além de Caxias, as cidades de Canoas, Ijuí, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Passo Fundo farão parte desta etapa.
— À medida que coletamos novos dados, podemos observar a tendência de comportamento do coronavírus nas diferentes regiões. São informações fundamentais para subsidiar estratégias de enfrentamento da pandemia —, diz a epidemiologista Mariângela Silveira, que integra a coordenação do estudo na UFPel.
A seleção das residências e dos moradores que irão fazer o teste ocorre por meio de um sorteio. Uma gota de sangue é coletada da ponta do dedo do participante e o resultado é conhecido em até 15 minutos.
— É fundamental que as pessoas recebam os entrevistadores, mesmo as que sabem que estão ou já estiveram infectadas com o coronavírus — diz.
Na sétima etapa da pesquisa, ocorrida em agosto, o resultado apontou que Caxias do Sul teria 6.426 moradores que já haviam contraído o coronavírus e demonstrou que a ampliação dos testes na população estava reduzindo a quantidade de casos sub-notificados. Outro dado relacionado à ultima pesquisa é de que o número de caxienses que admitiam sair de casa diariamente ficou em 39,4%.
Conforme a UFPel, os resultados mais recentes estimam que mais de 139 mil pessoas já tenham sido infectadas – o que equivale a um a cada 82 habitantes do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram, ainda, que 1,22% da população gaúcha já contraiu a covid-19 e possui anticorpos para o vírus.