Apesar das recorrentes reclamações sobre as escolas públicas de Ensino Médio, como falta de professores e de infraestrutura, é animador o resultado obtido para esta etapa da educação em Caxias do Sul no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. Os dados foram divulgados na terça-feira (15) pelo Ministério da Educação e mostram que este nível foi o único a superar a meta estabelecida no maior município da Serra.
As escolas de Ensino Médio alcançaram nota 4,3, enquanto a meta era 3,8. O crescimento é notável em relação a 2017, quando o Ideb para esta etapa ficou em 3,6. Para se ter uma ideia, a meta era chegar a 4 em 2021.
— Isso é fruto do esforço dos alunos, trabalho incessante das escolas e todo acompanhamento do setor pedagógico da 4ª CRE. É um conjunto de ações que culminou nesse resultado positivo — comenta a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviani Devalle.
Já os Anos Iniciais do Ensino Fundamental ficaram, pela segunda vez seguida, abaixo da meta. Em 2019, a nota foi de 6,2, mas o objetivo era chegar a 6,3. Nos Anos Finais, a distância entre o desempenho obtido e a meta foi bem mais substancial. O resultado foi uma nota de 4,7, mas o desejado era chegar a 5,8. Esta etapa de ensino tem responsabilidade dividida entre município e Estado. Segundo a secretária municipal da Educação, Flávia Vergani, os dados apresentam um diagnóstico que será utilizado para embasar discussões sobre formas de obter melhores resultados no futuro:
— É preocupante o desempenho no Ideb dos Anos Finais. Agora, os gestores devem se debruçar sobre esses resultados e discutir com os diretores políticas públicas para melhorar esses resultados e qualificar a rede — afirma.
O Ideb é uma avaliação do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. A nota vai de zero a 10. Dois quesitos são levados em conta no cálculo: a aprovação dos alunos e o seu desempenho em português e matemática.