Dois locais que foram referência para a população de rua nos meses mais frios deste ano concluem os serviços em Caxias do Sul. O Hospedagem Solidária, da Diocese de Caxias, encerrou os atendimentos na segunda-feira (7) depois de receber 120 pessoas em pouco mais de dois meses. Já o abrigo que foi montado pela prefeitura com objetivo de garantir distanciamento em tempos de pandemia, localizado no bairro Cinquentenário, encerra os trabalhos em duas semanas.
Segundo o coordenador do Centro POP Rua da Fundação de Assistência Social (FAS), Júlio Cezar Chaves, o local provisório, na Av. Circular Pedro Mocelin, nº 4683, será finalizado no próximo dia 23. Mesmo com o fechamento das vagas de inverno, Chaves, garante que ninguém ficará desabrigado.
— A abertura foi por conta do inverno rigoroso e porque estávamos com a covid em alta. As pessoas ficavam no mínimo 14 dias nesse abrigo (no bairro Cinquentenário) antes de ir para as casas para evitar que houvesse contaminação (nos abrigos fixos). Além disso, precisávamos fazer a transição das pessoas que estavam nos pavilhões. Mas ninguém ficará desabrigado, posso afirmar! — diz.
O abrigo temporário funciona no antigo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Reviver após o acolhimento iniciado nos Pavilhões da Festa da Uva no auge do aumento de casos de coronavírus. Inicialmente eram 40 pessoas e na última semana passou para 20. Nesta quarta-feira (9), havia cerca de 15.
Leia mais
Experiência no abrigo temporário de Caxias do Sul inspira recomeço acompanhado pela arte
Moradores de rua serão transferidos dos pavilhões da Festa da Uva para prédio no bairro Cinquentenário, em Caxias
População de rua começa a ser acolhida pela hospedagem solidária da Diocese
Já o Hospedagem Solidária funcionou no salão da Igreja Sagrada Família com ajuda de 100 voluntários. No espaço, as pessoas em situação de rua faziam refeições e dormiam durante a noite. Segundo a Diocese, mais de 1,6 mil cafés da manhã e jantares foram servidos entre julho e setembro.
No próximo dia 23, além do encerramento do abrigo provisório no bairro Cinquentenário, a sede do Centro POP Rua passará a funcionar no mesmo espaço. O POP Rua é responsável por regular as vagas para abrigos fixos. Atualmente, funciona na Rua Duque de Caxias, nº 2.631, no bairro Pio X.
Para procurar abrigo, o morador de rua deve ir na sede do Centro POP. Depois disso, o interessado passa por uma avaliação de técnicos sociais para melhor identificação das necessidades de cada um. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato do plantão dos serviços de abordagem de rua é (54) 9.8403-8864.