A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) deve encaminhar até o fim da tarde de segunda-feira (24) o protocolo de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado, que define as medidas e restrições para enfrentamento do coronavírus na região. Até domingo (23), 39 dos 49 prefeitos da Serra haviam aprovado o documento, que é uma alternativa para os municípios quando a região for classificada como alto risco de contaminação pelo governo do Estado.
As regras de distanciamento criadas pelo comitê regional, que ainda precisam ser homologadas pelo governo do Estado, são mais brandas que as determinadas pela bandeira vermelha, mas mais restritivas que a laranja — bandeira na qual a Serra permanece no período que inicia amanhã e segue até a próxima segunda.
— Esperamos nunca precisar desse protocolo, porque estamos em um trabalho forte de permanecer na bandeira laranja, que eu considero no momento a mais adequada. Vamos fazer esse esforço gigantesco de permanecer — afirma o presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda.
Leia também:
Dois restaurantes na Rua Coberta, em Gramado, são interditados por causa de aglomerações
Por enquanto, a Amesne optou por não criar um protocolo alternativo à bandeira laranja, já que, segundo Breda, os prefeitos entendem que o avanço nas flexibilizações deve ocorrer de forma gradativa, à medida que se consolide a estabilização dos indicadores da região.
— Passar direto de uma bandeira laranja para uma bandeira amarela poderia sinalizar que realmente já está tudo bem, que já passou, e isso não é verdade — justifica.