A água é um dos recursos básicos para o desenvolvimento das atividades diárias. Desse modo, quando ela não é recebida com qualidade, há muitos impactos na rotina. Em Caxias do Sul, no bairro Rio Branco, moradores enfrentaram esse problema nos últimos dias.
Morador da Rua Olavo Bilac, Samuel Sodré divulgou um vídeo em suas redes sociais que mostra a coloração da água recebida, após um período sem abastecimento na semana passada.
— Na segunda-feira (27) faltou água e ela veio muito suja. Quando isso acontece, para evitarmos que ela suba na caixa, abrimos uma torneira e deixamos ela ir para a rua. Depois disso, o problema ocorreu novamente, na quinta-feira (30). Ela veio absurdamente suja, praticamente preta, barro mesmo. Não conseguimos tomar banho, tivemos que comprar água e drenar muitos baldes para não contaminar a caixa, mas não foi o suficiente — explica.
Para buscar uma solução, os moradores ligaram para o 115 do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Na ligação, foram direcionados a enviar o vídeo para um número, mas não tiveram retorno. Por isso, Sodré decidiu divulgar um vídeo nas suas redes sociais, como forma de manifesto.
— Não estamos satisfeitos com o serviço deles. Cada vez que falta água, ela vem um pouco suja, mas dessa vez, ela veio absurdamente suja — destaca.
O episódio já ocorreu outras vezes. Sodré recorda que no ano passado, ao ser contatado, o Samae fez manutenção na rede e alegou que o motivo eram as obras nas proximidades. Mas, dessa vez, o atendimento não foi realizado.
— Tivemos que limpar a caixa. A água suja vai para a torneira, para o chuveiro. Enquanto aquela água não sai toda da caixa, não vamos ter água limpa em casa — afirma.
Outros moradores da região e até de outros bairros alegaram enfrentar o problema nos últimos dias.
O que diz o Samae
Em casos como esse, o Samae orienta os moradores a gerar uma ordem no 115, solicitando que a equipe vá até o local verificar o fato. A respeito do problema registrado no bairro Rio Branco, o técnico da Samae diz que pode ser devido a alguma questão na rua ou algo ainda maior, mas que precisam verificar. Ele também orienta que a água, nessas condições, deve ser descartada. A justificativa para a demora no atendimento é o grande fluxo de procura.
Em maio, o Samae divulgou nota a respeito dos problemas na coloração da água, confira aqui.