Inspiração para o nome da Cooperativa Vinícola Aurora, uma das mais tradicionais do país, Aurora Cao Zago morreu no último dia 11 de agosto, aos 97 anos, em Porto Alegre. Ela foi sepultada no Cemitério Central de Bento Gonçalves, sua cidade natal.
Aurora era filha dos italianos Luiz Cao e Ritha Valenti. Aos sete anos de idade, tinha a tarefa de levar o almoço ao pai, o pedreiro e viticultor que trabalhava na construção do primeiro pavilhão da cooperativa. A irmã gêmea Alba — que em italiano também significa aurora —, a acompanhava. Os demais cooperados se afeiçoaram às meninas e não tiveram dúvida na hora de escolher o nome da vinícola: deveria homenagear as pequenas.
Dona Aurora, como se tornou conhecida, muitas vezes foi provocada a contar essa história.
– Quando ela foi homenageada pela vinícola, concentrou todas as atenções, todos queriam tirar foto – recorda o genro, Waldir Antonio Heck.
Viúva de Bruno Zago, Aurora deixa três filhos: Gilberto, Geni e Gilson (já falecido); as noras Maria Aparecida e Nelci e o genro Waldir, além de 14 netos e 15 bisnetos. Um dos netos é Rafael Heck, baterista da banda de rock Tequila Baby. A irmã Alba já é falecida.
A missa de sétimo dia será celebrada na segunda-feira (17), às 18h, na igreja Santo Antonio, em Bento.