Agosto é o mês de início do segundo semestre para muitos alunos, mas não para os cerca de 2,2 mil matriculados nas duas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai) em Caxias do Sul. Sem ter passado por recesso no meio do ano, os estudantes da modalidade Aprendizagem Industrial, dentro do Programa Jovem Aprendiz, se dividem entre aulas à distância, mas também com suspensões ou cancelamentos de contratos. Por conta da pandemia, muitas empresas acabaram modificando ou até encerrando a parceria com o Senai.
Os alunos da Aprendizagem, maior e mais procurado formato dentro da instituição, são jovens entre 14 e 24 anos que estudam no turno inverso ao da escola pela chamada cota - quando uma empresa paga meio salário mínimo para o estudante participar das aulas - e muitos são contratados posteriormente. Para se ter uma ideia, desde o início do isolamento social, 542 jovens foram atingidos tanto na unidade Nilo Peçanha quanto na Mecatrônica, as duas em atuação na cidade.
— Nem tivemos recesso, está tudo escalonado. Tem empresas que já deram a suspensão e os alunos estão voltando agora, mas outras ainda pretendem começar com essa possibilidade. As empresas escolhem qual é o melhor momento para isso. Podem, ainda, reduzir carga horária por conta da pandemia — diz o diretor do Senai Nilo Peçanha, Cesar Augusto Modena.
Aulas virtuais - Alunos com menos de 18 anos precisam fazer as aulas totalmente virtual. Já os mais velhos, podem participar de aulas práticas.
— Os alunos que se sentem à vontade para fazer as aulas práticas estão fazendo. Somos orientados conforme as bandeiras em vigor e os protocolos de funcionamento das empresas — diz.
Quanto a novos ingressos para este semestre, não é possível divulgar um número de vagas, já que depende se o curso terá cota de empresas. O contato para mais informações na unidade Nilo Peçanha é (54) 3201-5545 e na sede Mecatrônica é (54) 3238-7600.
EJA gratuito no Sesi
No Serviço Social da Indústria (Sesi), o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) está em período de matrículas e rematrículas. São 700 vagas para adultos que desejam concluir os níveis de escolaridade. Até esta segunda-feira (17), 200 ainda estavam em aberto. O EJA é totalmente gratuito para trabalhadores da indústria e dependentes. Para a comunidade geral, o custo é de R$ 136 mensais.
— Fora da pandemia as aulas eram 20% presencial e 80% EAD. Agora, temos 100% dos encontros à distância — explica a gerente de operações, Siandra Magalhães Wolff.
As aulas do segundo semestre iniciam nesta segunda-feira (17), mas o Sesi poderá receber novos alunos até um mês depois. A sede está localizada na Rua Pinheiro Machado, 3.251. No Rio Grande do Sul, o Sesi possui escolas de ensino médio. Em Caxias, há apenas um projeto, avaliado em R$ 18 milhões e que foi motivo de reunião com a prefeitura de Caxias no mês de julho.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3201-5500.
Jovem Aprendiz do Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) retomou as aulas em 17 de julho totalmente online pelo programa Jovem Aprendiz, que reúne 600 alunos. Os que não possuem acesso à internet assistem às aulas diretamente nas empresas em que são vinculados ou vão até o Senac Caxias.
Conforme a assessoria da instituição, há turmas previstas para o segundo semestre, mas os interessados devem procurar empresas que estejam contratando jovens pelo modelo de cota. Os pré-requisitos são ter entre 14 e 24 anos, estar cursando escola regular ou ter concluído ensino médio. Os cursos são focados na área comercial como serviços de vendas. A empresa contratante pode pagar um salário mínimo ou mais.
O Senac repassa mais informações por meio do telefone (54) 3225-1666.
Técnico no EETCS
Ligados à área de metalurgia, mecânica e segurança do trabalho, os cerca de 300 alunos da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul (EETCS) – localizada próximo ao campus Central da Universidade de Caxias do Sul (UCS), retomaram as aulas no último dia 10, mas apenas de forma online.
Não fosse a pandemia, os estudantes estariam divididos entre os turnos manhã e noite. Conforme a diretora Salete Moares Dutra, o calendário de aulas para o semestre ainda está sendo estudado. Por enquanto, não há orientação da 4ª CRE para novas matrículas.
Mais informações pelo telefone (54) 3229-4850.