O acúmulo de público e a interdição de dois restaurantes na Rua Coberta, em Gramado, no último fim de semana, faz com que o Gabinete de Crise do município da Região das Hortênsias se reúna na terça-feira (25) para montar novas estratégias contra aglomerações. Conforme o gestor do Gabinete, Anderson Boeira, o fato ocorrido nos estabelecimentos alvo de fiscalização foi ocasionado porque formou-se uma fila nos locais – os nomes não são divulgados pela prefeitura - e os restaurantes passaram a servir bebida alcoólica. A iniciativa, somada ao som alto, fez com que a espera virasse uma festa.
— Temos que registrar que foi um movimento atípico. Os finais de semana têm sido com a cidade cheia, mas nem de perto como o que aconteceu. Julgamos duas coisas que cooperaram: uma foi o anúncio de neve e outra as pessoas que viriam para o encerramento do Festival de Cinema. Se não tivesse sido transferido para setembro, o evento ocorreria nesse e muitas pessoas não conseguiram fazer transferências ou quiseram aproveitar mesmo. A cultura dessas pessoas é vir buscar festa e diversão e, por isso, agimos — afirma.
Em julho, a Justiça cobrou fiscalização da prefeitura em estabelecimentos comerciais.
— A quantidade de pessoas que veio, e muitos no bate e volta, faz com que seja humanamente impossível dar conta. Foram cerca de 20 mil carros que entraram na cidade do fim de semana. Temos de oito a 10 fiscais atuando — diz, ao citar que o último final de semana superou a quantidade de público do Dia dos Namorados.
Para os próximos finais de semana, não é esperada intensa movimentação .
— Não esperamos, mas estaremos reunindo o Gabinete de Crise amanhã (terça-feira) para criar uma estratégia — garante.