CORREÇÃO: Sob classificação de bandeira vermelha, em acordo com o regramento estadual, a lotação máxima permitida em ônibus do transporte coletivo urbano é de 50% da capacidade total, e não 40%, como noticiamos inicialmente. A informação incorreta permaneceu publicada das 14h36min às 17h24min de 25 de agosto de 2020.
Conforme levantamento divulgado pela prefeitura de Caxias do Sul, o número de passageiros excedentes no transporte coletivo urbano, operado pela Visate, já ultrapassa os 4,4 mil usuários. O início da contagem data de 23 de abril, quando a Fiscalização de Trânsito, que atua por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), deu início ao monitoramento na cidade.
De acordo com a secretaria, o número acumulado dos últimos quatro meses representa 1,09% de excedente em relação as 2,2 mil linhas monitoradas desde então. Os itinerários com maior excesso de usuários nos quatro meses são: L29 – Iracema (496 pessoas), L67 – São Caetano (403 pessoas), L84 – Parque Oásis (317 pessoas) e L85 – Nossa Senhora das Graças (317 pessoas).
— Verificamos de 10% a 15% da frota todos os dias, é apenas um recorte. Ainda assim, o percentual excedente é bastante baixo. O trabalho está sendo bem feito, com observação e análise todos os dias — afirma o titular da pasta, Alfonso Willembring.
Em cumprimento ao Modelo de Distanciamento Controlado determinado pelo Estado do Rio Grande do Sul, na classificação de bandeira laranja, a lotação máxima em veículos do transporte coletivo urbano não deve passar de 60% da capacidade — compreendendo pessoas sentadas e em pé. Quando a bandeira é vermelha ou mesmo preta, a lotação não pode passar dos 50% da capacidade.
Segundo Willembring, o monitoramento diário de passageiros permite que medidas de adequação sejam tomadas sempre que necessário, solicitando-se mais ou menos ônibus, em conformidade com a demanda identificada.
Por meio de assessoria, a Visate afirmou que está operando conforme orientações da prefeitura, a partir das definições de decretos e cores das bandeiras. "Todos os dias, após fiscalizações da SMTTM, recebemos o relatório de ocupação e prontamente adequamos e operação para o dia seguinte conforme necessidade", afirmou a empresa, em nota.
Na segunda-feira, foram contabilizados 64 mil usuários nas linhas de ônibus de Caxias do Sul. Número maior do que a média para este período do mês, que contaria com 50 a 55 mil passageiros por dia, durante a pandemia, como afirma o secretário municipal.
— Este aumento era esperado em função de retomada das atividades em diversas áreas, estamos atentos e monitorando todas as situações — complementa Willembring.
Segundo ele, o transporte público de Caxias do Sul funciona atualmente com cerca de 60% da frota total e a demanda de passageiros está em aproximadamente 40% do total registrado antes da pandemia.