Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul fiscalizaram as dependências das unidades de pronto-atendimento (UPAs) Central e Zona Norte na tarde desta segunda-feira.
Leia mais
UPA Central tem 19 apontamentos para adequações após vistoria feita pelo Cerest
Surto no Samu em Caxias alerta para risco nos setores de saúde
A promotora de Justiça Adriana Chesani solicitou a fiscalização a partir da publicação de reportagem do Pioneiro que trouxe relatos de profissionais da saúde que trabalham nos locais. Na UPA Central, eles denunciaram falta de distanciamento entre pacientes na sala da medicação, utilização de camas por mais de um servidor sem troca de lençóis, entre outras situações. Na UPA Zona Norte, referiram que apenas um médico atendia durante o dia, o que gerava aglomerações na recepção por pacientes à espera de consulta.
– Pedi esclarecimentos para a UCS e para a empresa que administra a UPA Central, o Insaúde, e pedi uma fiscalização ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria de Saúde – disse a promotora.
O secretário de Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, confirmou a vistoria desta tarde. Disse que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) participou, mas não recebeu ainda relatório sobre a inspeção.
Sobre os apontamentos feitos pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra na UPA Central, o secretário disse que esteve no local na semana passada e oficiou para que fossem feitas as adequações:
– Foi mostrado relatório para eles (administração da UPA) e foi dado tempo para se adequarem.
Não foi estipulado prazo, mas solicitada a imediata correção dos itens. Em breve, o Cerest voltará à UPA Central para uma nova vistoria.
A reportagem não conseguiu contato com a UCS, que administra a UPA Zona Norte até esta publicação.