O Governo do Estado e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgaram os resultados da 6ª rodada do Epicovid, que testa a prevalência de anticorpos para o coronavírus na população, nesta quarta-feira (29). Os dados apontam que 1% da população gaúcha pode ter contraído o vírus. Isso significa dizer que para cada resultado oficialmente positivo, existe um que não foi notificado. Ou seja, Caxias do Sul, que tem 2.702 contaminados, até o boletim epidemiológico de terça-feira (28), pode ter na verdade 5.404 moradores que já contraíram o vírus.
Leia mais
Pesquisa da UFPel projeta mais de 2 mil infectados por coronavírus em Caxias do Sul
Percentual de pessoas em casa o tempo todo em Caxias aumenta, segundo pesquisa da Ufpel
Estudo da UFPel projeta quase 800 infectados pelo coronavírus em Caxias do Sul
A Epicovid também perguntou para 500 moradores da cidade como estão se comportando na pandemia. A taxa de caxienses que admitem sair de casa diariamente chegou a 37,6% — em junho eram 35,8%. 51,4% dos entrevistados afirma sair apenas para atividades essenciais e 11% permanecem o tempo inteiro em casa, que é a menor taxa desde a primeira rodada da pesquisa, em 11, 12 e 13 de abril.
A Epicovid estima que 110 mil gaúchos já foram infectados pela covid-19. As maiores equivalências desta rodada foram encontradas em Porto Alegres (3,6%), Canoas (1,8%) e Passo Fundo (1,4%).
Outros dados também chamaram a atenção. O sintoma mais comum até o momento é o da tosse, onde 51,2% dos positivos admitiram ter sentido. Logo depois, a perda de olfato e paladar, em 44%, e a diarreia, em 37%. Outro ponto é que para cada residência onde um morador tem anticorpos para o coronavírus, os demais residentes também são testados. O estudo mostra que 74% dessas pessoas testaram negativo e estão vulneráveis à covid-19.
A próxima rodada da pesquisa foi antecipada para os dias 15, 16 e 17 de agosto.
Leia também
Mesmo sem eficácia comprovada, Caxias do Sul e Bento Gonçalves disponibilizam hidroxicloroquina para tratamento de covid-19
Prefeitura de Caxias do Sul confirma mais duas mortes por coronavírus