Depois de dois dias com termômetros gelados e geada em vários pontos do Estado, o clima começa a mudar na tarde desta sexta-feira (31) no RS. Julho chega ao final com mínimas geladas ao amanhecer, mas ao contrário dos últimos dias, a sexta não registra mínimas negativas na Serra.
Com a mudança na direção do vento — que passará a soprar do quadrante norte, trazendo calor e umidade da região amazônica —, os termômetros chegam a marca dos 20°C durante à tarde. Na quarta (29) e quinta, as máximas não passaram dos 15°C na região.
O dia começa com tempo firme, mas podem ocorrer pancadas fracas e isoladas de chuva alternadas com períodos de melhoria. Em Caxias as mínimas ficaram em torno dos 7°C, sendo que na quinta, os termômetros marcavam 0°C. Em São José dos Ausentes, 3,8°C e em Cambará do Sul 4,4°C. Em Vacaria, a temperatura foi -2,3°C na quinta e nesta sexta o dia começa na marca de 8,3°C. Em Canela marcam 6,5 e em Bento Gonçalves, a mínima é 8°C.
No sábado (1º), as temperaturas continuam em elevação. A mínima do dia no Estado está prevista para Muitos Capões: 7°C. A máxima, 28°C, deve ser apontada em Planalto, no norte gaúcho. O tempo fica firme na Serra.
Leia também
Espetáculo "As Coisas que Viajam Dentro de Você" estreia nesta sexta, em formato de vídeo
Venda de guisado é termômetro de falta de dinheiro
Calor fora de época em julho não prejudicou agricultura em Caxias do Sul