A preocupação e o medo de moradores que viram a água invadir suas casas no início dessa semana, foram substituídos por muito trabalho braçal na manhã desta sexta-feira (10) em Santa Tereza, na Serra. A comunidade e integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército realizam, desde o início do dia, a limpeza da lama que invadiu ruas e casas do município de cerca de 1,7 mil habitantes. A Defesa Civil do Estado chegou a contabilizar 210 desalojados na cidade nesta semana. A população segue com problemas de abastecimento de água desde quarta-feira (8) e a localidade da zona rural ainda está sem energia elétrica.
Segundo o vice-prefeito, Ivonei Chimento (MDB), pelo menos 23 famílias perderam tudo e 40 famílias tiveram perdas parciais. O número mais atualizado aponta que 80 famílias seguem fora de casa. Estradas que levam ao local estão danificadas e lavouras também foram destruídas.
Leia mais
VÍDEO: Com uso de barco, trem e trator, bombeiros salvam idosos de enchente em Santa Tereza
VÍDEO: "Foi a pior enchente da cidade", conta moradora de Santa Tereza
— Que situação de desespero! Não temos relatos de algo parecido na história da cidade. A última enchente foi em 2001, mas não foi como essa — conta.
Segundo o vice-prefeito, a alta do rio Taquari atingiu 17,70 metros na tarde de quarta-feira. Em 2001, chegou a 17,30 metros. A população atingida de Santa Tereza recebe doações de alimentos e roupas, principalmente de crianças, materiais de higiene e limpeza, além de móveis e eletrodomésticos. A orientação é que interessados enviem para o Salão Paroquial da cidade. O número para contato é (54) 9.9909-9514.