A vacinação contra a gripe apresenta pouca adesão de três grupos prioritários em Caxias do Sul. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a procura pela imunização é baixa em crianças (40%), gestantes (38%) e adultos de 55 e 59 anos (52%). Os percentuais trazem preocupação à prefeitura, já que, neste ano, a imunização é ainda mais importante devido à pandemia.
O Ministério da Saúde prorrogou a campanha deste ano até o dia 30 de junho. Com isso, a SMS pretende aumentar o número de doses aplicadas nestes públicos na cidade. Ainda há doses disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a enfermeira do Núcleo de Imunizações e diretora interina da Vigilância Epidemiológica Municipal, Rita Mota, a baixa procura desses grupos já era existente em campanhas anteriores.
– Anualmente, a gente percebe que eles têm uma cobertura mais baixa. Talvez por procurarem menos as unidades para a vacinação. Mas esse ano nós tivemos um agravante que foi a questão do início mais tardio da campanha para esses grupos por parte do Ministério da Saúde. Então isso pode ter impactado, porque nós fechamos hoje um mês que esses grupos estão recebendo a vacina. Outro fator que pode ter impactado também é o coronavírus e toda essa questão de termos que ficar em casa e evitarmos saídas – explica.
Em contrapartida, os idosos e profissionais da saúde são os grupos que mais receberam a imunização neste ano. Conforme Rita, as doses para as pessoas acima de 60 anos já ultrapassaram 100% das aplicações estimadas. Até a última sexta-feira (5), foram 53.654 mil vacinas aplicadas neste grupo. Já os profissionais da saúde somam 14.111. Rita acredita que esse resultado se deve ao entendimento deste público à importância da proteção:
– Toda a fala realizada desde o início da situação que a gente vive hoje (pandemia), reforçando que estes grupos seriam prioritários gerou em um bom retorno. A gente está bem satisfeito.
Em comparação com o ano passado, a campanha de 2020 caminha ao alcance da mesma porcentagem. Em 2019, a menos de 15 dias para o fim da campanha, Caxias já contava com mais de 71% da população vacinada. Neste ano, faltando 21 dias para o fim da vacinação, 65% do público-alvo foi atingido. O que ainda assim, é considerado um índice baixo, já que a expectativa do município é imunizar pelo menos 90% do público.
Além desses quatro grupos citados, podem receber a imunização também doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas, trabalhadores portuários, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas com deficiência e professores da rede pública e privada.
A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, porém evita a superlotação em hospitais devido à Influenza. Além de ajudar no diagnóstico da covid-19, já que as duas doenças têm sintomas parecidos.