A terceira fase da pesquisa sobre coronavírus vai testar mais 250 moradores de Caxias até esta segunda-feira (22). No total, são três dias de estudo. A nova etapa teve início no sábado (20). A inspeção do Ministério da Saúde, intitulada "Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional", é coordenada no Rio Grande do Sul pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para coletas na cidade.
Leia mais
Segunda fase de pesquisa nacional sobre coronavírus começa nesta quinta-feira em Caxias do Sul
Estudo da UFPel projeta quase 800 infectados pelo coronavírus em Caxias do Sul
Percentual de pessoas em casa o tempo todo em Caxias aumenta, segundo pesquisa da Ufpel
Pesquisa sobre disseminação do novo coronavírus terá mais quatro fases no Estado
Assim como nas outras fases, é realizado um questionário com moradores aleatórios sobre o coronavírus e possíveis sintomas da doença nos últimos 30 dias. Enquanto as perguntas são respondidas, uma picada é feita em um dos dedos das mãos, no qual é retirada uma amostra de sangue para ser analisada. O resultado fica pronto em 15 minutos. A pessoa da residência que fará o exame é sorteada anteriormente e terá que concordar em participar da pesquisa assinando um termo. Caso dê positivo, a família toda é testada. Em Caxias, os pesquisadores estão identificados com jaleco da UCS, certificado da UFPel e do Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO).
A primeira fase da coleta aconteceu no período de 14 a 21 de maio e a segunda nos dias 4, 5 e 6 de junho. Segundo a prefeitura de Caxias, todos os exames deram negativo para a presença da Covid-19. Os resultados da pesquisa serão utilizados para auxiliar e traçar estratégias na prevenção da disseminação da doença. Seguindo a metodologia da pesquisa, a próxima será realizada daqui 15 dias. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cada estado, foram escolhidos os maiores municípios sede de cada sub-região intermediária. A pesquisa ocorre em 133 municípios brasileiros.