O boletim epidemiológico mais recente divulgado pelo Governo do Estado mostra que a Serra tem 23 empresas e lares de idosos com surtos ativos de coronavírus. A região concentra um alto índice no quadro estadual, já que o RS tem 51 surtos ativos no momento. Os dados foram publicados na quinta-feira (18) pela Secretaria Estadual da Saúde.
Na Serra, os frigoríficos e laticínios concentram 10 surtos, enquanto empresas de outros segmentos têm 12. Os municípios afetados são Caxias do Sul, Serafina Corrêa, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Araçá, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, Vacaria e São Marcos. O único surto em lar de idoso é em Carlos Barbosa.
Leia mais
Empresa com surto de coronavírus na Serra faz acordo com MPT para prevenção do contágio entre funcionários
Após ter atividades suspensas pela Justiça em Caxias, JBS afirma que prioridade é a saúde dos funcionários
São quase 15 mil pessoas expostas ao coronavírus nesses locais, com cerca de 1,2 mil casos confirmados por testes ou de forma clínica. O boletim não menciona o nome dos estabelecimentos e nem o bairro em que ficam localizados. Chama a atenção, no entanto, uma empresa de atividades financeiras de Caxias do Sul que teve 3.442 funcionários expostos e nove casos confirmados.
A Serra também tem nove surtos em locais fechados encerrados.
Confira onde estão os surtos ativos:
Farroupilha – 5
Caxias do Sul – 4
Garibaldi – 3
Carlos Barbosa – 2
Guaporé – 2
Vacaria – 2
Serafina Corrêa - 2
Nova Araçá – 1
Nova Prata - 1
São Marcos - 1