A escola vazia, brinquedos guardados, o balanço parado e o silêncio. Essa é a realidade das escolas de Caxias do Sul, fechadas em função de decretos para evitar a disseminação do coronavírus. Essa falta de alegria e a saudades das crianças inspirou a coordenação, pedagogas e funcionárias da Escola de Educação Infantil Mundo Infantil a criar um vídeo para interagir com as crianças.
Leia mais
Professora de Vacaria estende, em varal de casa, lições para seus alunos
Professores se reinventam para dar continuidade às aulas durante isolamento social
Escolinha oferece consultoria pedagógica online para auxiliar famílias durante o isolamento
A narração ficou por conta de Mariana Lucchesi, coordenadora pedagógica da escola, e a edição contou com a ajuda de uma das mães, Laura Chiaradia. No vídeo, Mariana transforma a escola, os brinquedos e cada cantinho do espaço em personagens, que, assim como as professoras, sentem falta dos pequenos:
— A decisão do vídeo foi uma ideia que surgiu conforme eu ia tendo contato com as famílias. Sentimos essa necessidade. Decidi realmente fazer quando entrei na escola para buscar um material e me deparei com ela vazia, sendo que é sempre um ambiente tão alegre e acolhedor. Estava vazio e silencioso como nunca. O objetivo do vídeo é continuarmos próximos das famílias neste momento que estamos vivendo.
Ela ressalta que foi uma maneira de manter a esperança em dias melhores. Confira o resultado:
— Não podemos esquecer também que as crianças têm um vínculo afetivo com o ambiente, com educadores e amigos, e que para elas é muito importante que estejamos esperando-as no retorno e com a mesma qualidade e equipe de sempre. As crianças e pais se emocionaram muito com o vídeo, sentem saudades da escola, pedem para ir. Segundo relato dos pais, quando passam pela frente da escola, as crianças querem parar, descer, entrar, pois para elas é como se fosse sua segunda casa, onde passam a maior parte do tempo — afirma.
Leia mais
Professora de Caxias do Sul grava vídeos contando histórias para entreter alunos de escola municipal
Alunos de Fagundes Varela espalham mensagens positivas em rede social para combater coronavírus
Escolinhas em crise, pais de alunos em lados opostos e insegurança sanitária rondam debate sobre a retomada das aulas em Caxias
Para Mariana, é importante a união entre professores, pais e alunos durante um momento tão difícil.
— Essa foi uma maneira que encontramos de sensibilizar as famílias e para que possamos nos manter unidos e mostrar que precisamos passar por isso juntos. Também é preciso entender que as escolas precisam ter continuidade quando tudo isso passar. Como alguns níveis da Educação Infantil não são obrigatórios, alguns pais acabam optando por romper a matrícula dos seus filhos, gerando consequências financeiras e, dessa maneira, algumas escolas enfrentarão dificuldades em manter suas atividades — lamenta.
Mariana afirma que a escola conhece a dificuldade de algumas famílias e, por isso, optou por dar descontos na mensalidade.
— Retiramos todos os valores que não estão sendo utilizados nesse momento em que estamos fechadas. É importante lembrar que haverá um momento de retorno e as escolas precisam estar lá para receber as crianças — finaliza.