Na madrugada da última quinta-feira (21), um incêndio destruiu uma casa na Avenida França, no Loteamento Jardim La Paloma, próximo ao bairro Bela Vista, em Caxias do Sul. Dos três membros da família que moram no local, dois, mãe e filho, estavam em casa momento do acidente: Ivanete Padilha, 44, e Anderson Padilha, que completa 19 anos na próxima segunda-feira. O pai, Jairo Padilha, estava trabalhando no momento do incêndio. Mãe e filho aspiraram fumaça e foram levados ao Hospital do Círculo na madrugada de quinta. Até a manhã desta sexta (22), os dois permaneciam em UTI, sendo Ivanete em estado grave. O quadro de Anderson é considerado estável, mas inspira cuidados, segundo o hospital.
De acordo com vizinhos, o fogo teria começado antes da 1h45min, horário em que o Corpo de Bombeiros foi acionado. As chamas consumiram a casa de madeira, deixando apenas parte da frente da estrutura de pé. O incêndio danificou móveis, eletrodomésticos, roupas, entre outros bens. Por isso, os vizinhos organizam um mutirão para ajudar na reconstrução do lar:
— A Ivanete sempre passava nas casas aqui perto recolhendo comida e roupas para ajudar quem havia perdido emprego. Sempre foi envolvida com isso e, agora, é nossa hora de retribuir — afirma Daiane de Oliveira, vizinha da família há mais de 10 anos.
Por enquanto, Jairo, o pai, está na casa de um vizinho. O cachorro da família, o pitbull Aquiles, foi resgatado com a ajuda dos moradores e também está na casa de um deles. Um dos amigos de Anderson, Thiago Melo, criou uma vaquinha virtual com a intenção de levantar recursos para reconstruir a casa. A chamada "Ajuda para o Padilha e sua coroa" revela o bom humor e o apelido do jovem entre o grupo de amigos:
— É assim que a gente chama ele. Anderson foi meu colega, seguido a gente estava na casa dele... Ele é muito amigo, quem conhece ele passa a gostar — descreve Thiago.
À parte de valores financeiros, quem quiser ajudar com doações de móveis, comida ou roupas pode entrar em contato com os vizinhos Daiane, por meio do telefone (54) 98148-3879, ou Pedro, pelo (54) 98167-8554.
Uma perícia no local vai definir as causas do incêndio.