O comércio de São Marcos será autorizado, por meio de decreto municipal, a funcionar ainda nesta quinta-feira (16). Mesmo integrando a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, a prefeitura decidiu liberar a abertura das lojas, com restrições. Na quarta-feira (15), o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que manteria restrições para o funcionamento do comércio nas duas regiões metropolitanas do Estado.
Leia mais
Governador Eduardo Leite mantém restrições ao comércio da Serra até o dia 30 de abril
Com decretos que liberam abertura do comércio, moradores de cidades na Serra voltam a circular
Governo decreta fechamento do comércio para todos os municípios do RS até 15 de abril
São Marcos decreta toque de recolher das 21h às 6h para enfrentar coronavírus
Em São Marcos, o prefeito Evandro Kuwer avalia que não há um cenário que justifique a restrição. O município tem dois casos suspeitos. Por isso, a decisão é deixar o comércio abrir com ocupação máxima de 50% e regime escalonado de trabalho para os funcionários. A prefeitura irá orientar que os estabelecimentos ordenem a distância de 1,5 metros a 2 metros entre as pessoas tanto no momento das compras quanto nas filas. Os restaurantes também poderão operar com metade da capacidade de clientes e as academias, com 25%.
Conforme o prefeito, os estabelecimentos terão de oferecer álcool gel aos consumidores e os atendentes serão obrigados a usar máscaras. Outra medida recomendada será a limpeza frequente dos espaços de uso comum.
— Entendemos que nesse momento precisamos preservar nossos comércios, nossos trabalhos, porque não sabemos daqui a um mês, dois meses, como vai estar essa situação. São Marcos não tem nenhum caso positivo. Tudo isso foi pensado com a nossa (área da) Saúde. Caso a gente veja que ali pra frente precismos tomar outras medidas, vamos tomar outras medidas — enfatizou o prefeito durante transmissão no Facebook em que anunciou a flexibilização das medidas no município.