A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul segue sem previsão para a chegada de novos lotes da vacina contra a gripe. A distribuição aos municípios é responsabilidade do governo estadual, que aguarda o envio de uma nova remessa pelo Ministério da Saúde. Desde sexta-feira (3), as doses estão esgotadas nas 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Com foco em idosos e trabalhadores da saúde, a primeira etapa da campanha nacional de imunização segue até 15 de abril. Em Caxias do Sul já foram aplicadas 40,3 mil doses, o que representa cerca de 60% desses dois grupos.
A segunda etapa, a partir de 16 de abril, incluirá novos grupos de risco: doentes crônicos, agentes das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população carcerária e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Por fim, a partir de 9 de maio, a campanha abrangerá professores, crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
Vale lembrar: a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus. No entanto, a imunização ajuda a combater indiretamente a pandemia, uma vez que diminui o número de internações por influenza, facilita o diagnóstico da covid-19 e evita casos em que o novo vírus contamine pessoas já debilitadas por sintomas gripais.