A alta procura pela imunização contra a gripe por parte dos primeiros grupos prioritários — idosos e profissionais de saúde — fez com que parte das doses distribuídas entre as 49 UBSs de Caxias se esgotasse ainda na manhã desta quinta-feira (2). O lote com 12,7 mil vacinas foi enviado às unidades na quarta-feira (1º). Em razão da procura, a Secretaria da Saúde recomenda ligar para o posto de saúde para verificar a disponibilidade antes de se dirigir até o local. Mas é preciso paciência: algumas unidades, em função da alta demanda, não estão atendendo.
Leia mais
Quase 50% dos idosos e profissionais da saúde já foram vacinados contra a gripe na Serra Gaúcha
Vacinas contra gripe se esgotam em 20 minutos em Flores da Cunha
No bairro Cruzeiro e Diamantino, por exemplo, as doses acabaram ainda antes das 10h. Outras unidades que não tem mais vacinas são: Fátima Alta, Forqueta, Planalto Rio Branco, Rio Branco, Salgado Filho, Vila Seca, São Ciro e Século XX. Na UBS Desvio Rizzo, equipes de saúde realizam a vacinação no estilo drive thru. Já no posto do bairro Criúva, a aplicação terá início só no turno da tarde, a partir das 13h. Em todos os bairros, a orientação é a mesma: telefonar para o posto para verificar se o serviço ainda está disponível.
Até a quarta-feira (1º), 47% dos profissionais de saúde e idosos haviam sido vacinados nos 49 municípios que fazem parte da área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Foram 77,6 mil doses aplicadas e a projeção é chegar a um total de 164 mil vacinas para esses dois públicos que foram priorizados na campanha nacional.