Diante das medidas de prevenção a pandemia de coronavírus, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) dará continuidade aos seus cursos por meio de aulas online. As novas orientações foram disponibilizadas aos estudantes neste domingo (22) pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da universidade. A recomendação é que a comunidade evite ir aos campi da UCS.
Leia Mais
Prefeitura anuncia o quinto caso confirmado de coronavírus em Bento Gonçalves
Vídeo: Superintendente de hospital de Bento Gonçalves está entre os casos confirmados de coronavírus
Em pronunciamento por vídeo, o reitor Evaldo Kuiava afirmou que todos os dias, nos horários normais de aula, os estudantes podem encontrar seus professores virtualmente, em aulas por webconferência, via computador ou celular.
— O professor irá conversar e orientar sobre o andamento da disciplina. A ideia é que se sofra o menor impacto possível em relação ao fato de que não estaremos juntos de forma física — afirma.
Sobre os alunos que não têm acesso à internet, a sugestão é tratar diretamente com os professores diante das eventuais especificidades de cada curso.
— O primeiro canal é sempre o seu professor. O compromisso da UCS é e sempre foi com a qualidade do ensino prestado — afirmou Kuiava em seu pronunciamento online.
Além deste contato com os coordenadores e professores, a UCS também disponibiliza a Central de Atendimento, que atenderá pelo aplicativo Whatsapp (54) 9 9931-3441 e pelo e-mail atendimento@ucs.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min.
A partir desta segunda-feira (23), gestores, professores, técnicos, funcionários e prestadores de serviços trabalham por home office. Para evitar aglomerações, banheiros e outros espaços da UCS permanecerão fechados. O pedido é as pessoas não circulem pelos campi da UCS.
Escolas também realizam videoaulas
Durante o período de suspensão das aulas presenciais, até 3 de abril, a rede Caminho do Saber, realizará videoaulas e atividades à distância para as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e disponibilizará atividades recreativas para os estudantes da Educação Infantil fazerem casa. As plataformas digitais e um aplicativo de agenda eletrônica estão disponíveis para a comunicação entre escola e pais.
Já o Cetec UCS realizará videoaulas e utilizará o Instagram como ferramenta educativa durante o período de suspensão das aulas presenciais. Esta rede social funcionará como uma plataforma educacional na entrega de conteúdos oferecidos pelos professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aos alunos de Ensino Médio.
Organizadas em uma disciplina por dia, as aulas ocorrerão de segunda a sexta, às 10h30min da manhã, direto na plataforma. A suspensão das aulas está prevista para durar até 5 de abril.