A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira (17) que pacientes com sintomas do coronavírus não usem a medicação ibuprofeno. O porta-voz da OMS em Genebra, Christian Lindmeier, afirmou a repórteres que especialistas da ONU "estão analisando o assunto".
- Enquanto isso, recomendamos o uso de paracetamol e não usar ibuprofeno como automedicação. É importante - pontua ele.
A recomendação surgiu depois de um estudo publicado na revista científica"The Lancet", no último dia 11. A pesquisa sugere que pessoas com diabetes e hipertensão, que são tratadas com a medicação, podem ter mais riscos de desenvolver quadros severos de covid-19 porque aumentam a quantidade de um receptor químico nas células que facilita a entrada do vírus no organismo.
Leia mais
Tire suas dúvidas: tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: como e quando buscar ajuda em Caxias em caso de sintomas
Contenção avança na região, mas faltam leitos de UTI
Médicos da Serra avaliam uso de ibuprofeno em pacientes com suspeita de coronavírus
Infectologista de Caxias explica o que é o coronavírus e como se prevenir
Da Serra para o mundo: confira alguns impactos do coronavírus para quem está fora do Brasil
Caxias do Sul suspende as aulas na rede municipal de Educação
Segundo caso confirmado de coronavírus, em Caxias, é um homem que esteve na Europa
Diocese de Caxias do Sul suspende atividades
UCS confirma paralisação nas aulas presenciais devido ao coronavírus
Caxienses que voltam do Exterior seguem recomendação de isolamento domiciliar
Festa das Colheitas é suspensa por pelo menos dois finais de semana em Caxias do Sul
Pioneiro digital libera acesso a não assinantes em função do coronavírus
Uniftec suspende aulas devido à pandemia de coronavírus
Hospitais da região restringem acesso devido ao coronavírus
Coronavírus: acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra
Ainda não há um consenso entre os médicos brasileiros sobre os efeitos do remédio em pacientes com a doença. Em Caxias do Sul, no entanto, o sistema público de saúde segue a orientação de não usar o medicamento em casos de suspeita da covid-19. A indicação é usar dipirona ou paracetamol.
A presidente da Sociedade Riograndense de Infectologia, Lessandra Michelim Rodriguez Vieira, afirmou que "não há evidência suficiente" para afirmar que o ibuprofeno e medicamentos para hipertensão - como Captopril, Enalapril e Losartan - realmente interagem com o coronavírus.
- A sociedade infecto ainda está aguardando as evidências - disse. - A gente vai mudar toda a nossa conduta por causa de um artigo? A gente tem que ter responsabilidade para mudar toda a postura de uma população - defendeu.
Lessandra também orientou que só devem procurar um médico aqueles que apresentarem sintomas respiratórios - como, por exemplo, falta de ar - e, a partir daí, avaliar se é necessário trocar o medicamento.
Ainda segundo as especialistas ouvidos pelo Pioneiro, os antitérmicos atuam apenas no controle da temperatura do corpo e têm efeito analgésico, diminuindo a dor. Por isso, os medicamentos com paracetamol, que controlam os sintomas da infecção, são os mais indicados para pessoas com suspeita de coronavírus.