A religiosidade popular dos moradores da Linha 40, no interior de Caxias do Sul, vai celebrar neste domingo (15) o santo que tem a vida ligada à missão dos agricultores. A festa de Santo Antão, ou Santo Antônio do Porquinho (como também é conhecido) ocorre na comunidade Nossa Senhora das Neves, a partir das 11h, com celebração de missa festiva na capela da Linha 40 e almoço típico italiano servido a partir das 12h30min na Sociedade Esportiva Palmeiras da Linha 40.
O cardápio típico servido ao valor de R$ 50 terá sopa de agnolini, lesso, pien, salada verde, maionese, macarrão, galeto, churrasco, pão, vinho, refrigerante e café com biscoito. Mais informações e ingressos podem ser obtidos com Gelson e Luciana Adami, pelo fone fone (54) 9 8409-3185.
A Linha 40 é uma das onze comunidades da Paróquia Santa Catarina. As celebrações da comunidade ocorrem mensalmente, sempre no primeiro e no terceiro sábado, às 19h30min.
A história em torno do santo conta que Antão, nascido em 251 no antigo Egito, teria morrido entre 350 e 356, tendo vivido, portanto, durante mais de um século. Histórias relatam que Santo Antão viveu na penitência e na meditação durante boa parte de sua vida. Diz a sabedoria popular que as pessoas sempre lhe enviavam comida, em especial o pão, em troca de conselhos.
Leia também
Thedy Corrêa palestra em Bento Gonçalves