A ordem de início para a construção de 1,5 mil rampas para cadeirantes em vários pontos de Caxias do Sul tem previsão de ser assinada ainda nesta semana. O contrato com a Construtora Borin Eireli EPPE foi publicado nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial do Município. O passo abre caminho para a realização das obras.
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, o objetivo é dar início ao trabalho "o quanto antes". A construção das rampas será realizada em vários pontos da cidade e com várias equipes atuando simultaneamente. As vias que vão receber as primeiras rampas ainda não estão definidas, mas, segundo o secretário, possivelmente ficarão na área central. A definição da logística de trabalho também depende da disponibilidade da empresa.
— É uma rampa feita em um padrão internacional, de concreto e pintada de azul. É para ser um trabalho bem bom. Cabe a nós agora fiscalizar — afirma.
As normas determinam que a inclinação seja 8,33% mais suave que a das rampas atuais e com largura de 1,5 metro. O piso será de concreto, para que haja maior aderência e se evite o surgimento de desníveis. Além disso, também serão implantados pisos táteis. Cada rampa também terá a pintura em azul, para orientar cadeirantes e pedestres que a estrutura é destinada à acessibilidade. Atualmente há uma rampa dentro dos padrões na Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, no Vilaggio Iguatemi.
O processo de contratação da empresa para a realização das obras começou ainda em setembro do ano passado. O contrato tem duração de um ano e o custo estimado para a construção de todas as rampas é de cerca de R$ 1,5 milhão.