O resíduo pastoso deixado por um caminhão na RS-122, no distrito de Nova Milano, em Farroupilha, será encaminhado na manhã desta segunda-feira (27) para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) onde será analisado. O material é semelhante a uma graxa e tem cheiro de gordura.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Fepam, Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha levaram cerca de duas horas para remover a substância da pista. Cerca de dez pessoas iniciaram a remoção dos resíduos por volta das 7h30min deste sábado (25) e concluíram o trabalho por volta das 9h30min.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Farroupilha, Tiago Ilha, cerca de mil litros de resíduos foram recolhidos. Após a análise a Fepam poderá determinar a origem da substância:
— Vamos analisar imagens de câmeras de monitoramento para encontrar o responsável pelo derramamento. Também recolhemos dois rótulos no local onde a substância foi deixada. Vamos investigar se foi um acidente ou proposital e identificar o responsável —afirma ele.
Moradores relataram que perceberam a presença da substância após um caminhão parar no acostamento da rodovia na última sexta-feira (24). Para a remoção, as equipes jogaram serragem para facilitar o recolhimento e, com pás, colocaram o material em um contêiner para depois deixá-lo em um aterro de resíduos perigosos.