Pedro Silva Meneguzzo, de Caxias do Sul, tem apenas três anos e precisa da ajuda para continuar em busca de diagnósticos e tratamentos que possam resolver seu problema de saúde. Aos três meses, como conta a família, ele começou a ter dificuldades para fazer cocô. Os médicos receitavam laxantes e ele usava supositórios, mas sentia dor e desconforto.
O menino também não ganhava peso, o que deixava a família apreensiva. Quando ele passou para a fase da alimentação, o problema se intensificou e logo depois que fez um ano, ficava até 20 dias sem evacuar. Com isso, o inchaço da barriga e os vômitos ficavam cada vez mais frequentes e preocupantes. Os tratamentos eram paliativos: Pedro fazia lavagens intestinais no hospital, mas seguia sentindo fortes dores.
Em 2016, ele foi diagnosticado com Doença de Hirschsprung (DH), problema raro que provoca obstrução intestinal e evita a evacuação normal. Em março do ano passado, Pedro foi submetido a uma cirurgia no cólon para retirada de parte do intestino. Depois de alguns meses, voltou a ter complicações no sistema digestivo.
Em função da condição do intestino do Pedro, o organismo do menino não absorve os nutrientes necessários. Ele toma suplemento vitamínico, remédios para refluxo, leite sem lactose e precisa de pomada para assadura, além de fraldas. Só com medicamentos e leite, o custo mensal gera em torno de R$ 815, segundo a mãe do menino, Gabriela dos Santos Silva.
Há também as despesas de diferenças de consultas, exames e deslocamentos para ir até o pediatra e especialistas. Gabriela deixou de trabalhar e a família precisa de ajuda para manter os cuidados básicos com a saúde da criança. Um amigo da família teve a ideia de fazer uma campanha online para arrecadar recursos para Pedro.
— Deixei de viver a minha vida para me dedicar a ele. Qualquer ajuda faz diferença porque ele tem sempre consultas com a pediatra e com os especialistas, e tudo é um custo _ explica.
Ela ressalta que a expectativa agora é pelo resultado dos novos exames:
— A esperança é que quando saia o resultado dos últimos exames que ele fez, a gente consiga um tratamento efetivo para o meu filho. Ele é só uma criança e precisamos de ajuda para que ele fique melhor. Apesar de tudo o que passa, o Pedro é forte, sorridente, e alegre. Meu filho é feliz e nós não podemos desanimar, temos que seguir em frente.
COMO AJUDAR
Quem quiser doar pode acessar a campanha online pelo https://bit.ly/2GH0cAc
Você também pode depositar ou transferir a quantia que desejar para a Caixa Econômica Federal, em nome de Gabriela dos Santos Silva: agência 3061, número 013.00014887-6 03/20. O CPF da titular da conta é 014.050.660- 83.
Leia também
Últimos dias para se inscrever no 7º CineSerra, em Caxias do Sul
Alunos remontam antigas construções de Antônio Prado
Projeto em vinícola de Monte Belo do Sul transforma apreciadores em fabricantes de vinho