Os Campos de Cima da Serra vêm sofrendo com a estiagem na região, fazendo com que os agricultores da região tenham prejuízos em suas lavouras. A cultura mais afetada no momento é o milho, segundo a Cooperativa Tritícola Mista Vacariense (Cooperval).
Conforme o Engenheiro Agrônomo da Cooperval, César Tibola, em entrevista ao Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra na manhã desta quinta-feira (9), as chuvas esparsas que vêm acontecendo não são suficientes para o milho crescer como deve. Este fator deve causar um aumento no preço do grão após a colheita desta safra. Outros cultivos na região não estão sofrendo tanto com a estiagem. Segundo Tibola, a soja é mais adaptável às condições climáticas do que o milho, fazendo com que a perda na safra, atualmente, seja entre 5% a 10%.
Confira a entrevista com o agrônomo César Tibola:
Já a maçã ainda não está com o tamanho esperado. Porém, segundo a Associação Gaúcha de Produtores de Maçã (Agapomi), a fruta pode crescer mais neste período final de cultura, caso haja chuvas fortes na região. A Agapomi ainda não tem um previsão de perda na colheita da maçã.
Leia também
Confira como foi a participação dos vereadores nas nomeações dos subprefeitos de Caxias
Acidente deixa dois idosos feridos no Centro de Caxias do Sul
Saiba quem é Flavio Cassina, o novo prefeito de Caxias do Sul