A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (2) os dados sobre a cobertura de vacinação contra o sarampo alcançada na segunda etapa da campanha, que englobava jovens de 20 a 29 anos. Foram 1.893 imunizados entre 18 e 30 de novembro, período da mobilização. O número ficou longe da meta, que era vacinar 73,8 mil pessoas.
A maior procura pela imunização ocorreu no sábado (30), Dia D da campanha, quando 913 doses foram aplicadas. Outras 980 pessoas tinham sido vacinadas até a sexta-feira (29). Para aumentar a abrangência do serviço, equipes foram colocadas em shoppings e universidades de Caxias na semana passada.
Leia mais
Menos de mil jovens de 20 a 29 anos foram vacinados contra o sarampo em Caxias
Vacinação contra o sarampo tem pontos móveis em Caxias
Segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda-feira
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andréa Dal Bó, diz que parte do público que procurou o serviço não precisou da vacina, já que a campanha foi voltada apenas para quem não estava com a imunização em dia. Só no sábado, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica, 830 pessoas da faixa etária recomendada buscaram informações, mas já estavam com o esquema de vacinação completo.
Agora, a aplicação das doses continua nos postos de saúde, como rotineiramente ocorre. Pessoas de um a 29 anos precisam de duas doses para serem consideradas imunizadas. Para quem tem de 30 a 49 anos, uma é suficiente. Profissionais da área da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses da tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola.
Não há casos confirmados de sarampo na Serra neste ano, mas o Estado já contabiliza 44 pacientes com a doença.