A RS-813, que liga Farroupilha a Garibaldi, vai receber melhorias no asfalto no início do próximo ano. A promessa é do prefeito Claiton Gonçalves (PDT), que concedeu entrevista ao Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra na manhã desta segunda-feira (2). No entanto, a fresagem, que é a retirada do asfalto, e a colocação de uma nova camada só vão ser feitas em um trecho de 1,6 quilômetro que estão sob responsabilidade do município. Até Garibaldi, a estrada tem cerca de 15 quilômetros.
Ao comentar sobre o bloqueio na RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, o chefe do Executivo apontou que a RS-813 teve um aumento na circulação de veículos. É que uma das alternativas para circular entre a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre é a RS-446, que passa por Carlos Barbosa. A saída de Farroupilha para se chegar a esta rodovia pode ser feita por duas opções: a RS-453 e a RS-813.
— Essa estrada (a RS-813) é uma estrada que está apresentando uma série de questões na pista de rolamento. É uma estrada que não foi preparada para tráfego pesado e tem recebido historicamente tráfego pesado, porque nós temos também uma ligação entre Garibaldi e Farroupilha e uma troca diária de equipamentos importantes — apontou.
O bloqueio no km 43 da RS-122 completará um mês na próxima quarta-feira (4). O prefeito de Farroupilha destacou que a situação é prejudicial ao município, já que a rodovia se trata de uma uma importante ligação para quem se desloca da Região Metropolitana de Porto Alegre para outras cidades da Serra, além de receber um grande volume de carros com turistas que fazem compras em atacados de Farroupilha ou vão para Caravaggio.