Funcionários da empresa Encopav, contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a manutenção da ERS-122 finalizaram por volta das 15h10min desta quinta-feira (14) a limpeza do km 43 da rodovia, onde houve a queda de barreira no último dia 4. Além da remoção das pedras, o trabalho consistiu na colocação de uma camada de brita e pedras menores para formar uma espécie de barreira junto à encosta. O objetivo é evitar que pedras que eventualmente caiam rolem para a pista. A equipe também implantou cones e fechou a parte que ainda ficava exposta do buraco aberto no asfalto por uma das rochas.
Com a finalização da obra, realizada de forma emergencial, foram criadas condições de trafegabilidade em duas das três pistas, ainda que de forma provisória. Apenas a terceira faixa segue fechada, devido à barreira de proteção implantada pela equipe. Com isso, há espaço para a circulação de veículos em uma faixa de cada sentido.
A liberação do trânsito, porém, depende de decisão da direção do Daer e da Secretaria de Logística e Transportes do Estado. O motivo é a instabilidade da encosta, que ainda pode ter deslizamentos. No início da tarde desta quinta, geólogos e engenheiros do Daer avaliaram avaliaram o terreno e concluíram que não havia segurança para liberação. Eles também apontaram a necessidade de se derrubar parte das pedras que seguem na montanha. Eles ressaltaram, porém, que o monitoramento é constante.
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Por volta das 17h30min, o Daer confirmou que a liberação não ia ocorrer na quinta-feira.
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Dimensões do trabalho
Desde o início da movimentação das máquinas, na quarta-feira (6) da semana passada, 4,7 mil toneladas de pedras que caíram sobre a rodovia. Ao todo, foram necessárias 210 viagens de caminhão para depositar o material em um aterro ao lado da rodovia, a poucos metros do deslizamento. As equipes também perfuraram cerca de 500 metros para implantar cerca de 400 kg de explosivos para as detonações realizadas para romper a rocha.