A prefeitura de Caxias do Sul deve realizar nos próximos dias o conserto de parte da rede de iluminação que foi atingida com o furto de cabos de energia elétrica na noite da última quarta-feira (30) no Parque dos Macaquinhos. Foram retirados, próximo ao antigo posto da Guarda Municipal, aproximadamente 40 metros de cabos aéreos, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção do local. 25228977
Leia mais
Iluminação do Parque dos Macaquinhos, em Caxias, é reativada de forma provisória
Moradores reclamam de falta de iluminação no Parque dos Macaquinhos em Caxias
Após denúncia à Guarda pelo telefone de plantão, 153, o autor do furto, um jovem de 20 anos, foi visto por agentes da corporação em uma escadaria que dá acesso à Rua Alfredo Chaves com os cabos na mão. O material foi recuperado e o jovem foi preso.
Desde o registro da ocorrência, quatro torres de energia elétrica situadas nos arredores da cancha de esportes permanecem desligadas. Segundo o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Vacchi, os reparos serão efetuados até o final de semana, conforme a disponibilidade das equipes e das condições do tempo.
— Anteriormente, aconteceram furtos de cabos subterrâneos, o que não foi registrado nesta vez. Então, fizemos um novo trabalho e, naquele local, não houve mais furtos. Desta vez, a iluminação do parque não ficou totalmente comprometida — ressalta Vacchi.
Vacchi não descarta que o mesmo material recuperado durante a ocorrência seja reinstalado. Ele avalia que a viabilização de canais subterrâneos - a exemplo de outros pontos do parque — não está nos planos da prefeitura porque teria um custo muito elevado, uma vez que parte da pista da caminhada do local teria que ser escavada para a implementação da rede.
Outros furtos
Em pelo menos três vezes no ano, entre os meses de abril e junho, o Parque dos Macaquinhos esteve às escuras por conta do furto de cabos de energia.
Na madrugada de domingo de Páscoa, em 22 de abril, ladrões levaram quase um quilômetro de cabos trifásicos, avaliados em cerca de R$ 15 mil. Na terça-feira seguinte (23), um dia depois de a prefeitura restaurar a iluminação, cabos também foram levados. O furto se repetiu na madrugada de quinta-feira (25) para sexta-feira (26). Em junho, após a instalação de uma iluminação provisória, o parque voltou a ficar às escuras. O conserto foi efetuado quase dois meses depois, em agosto.
Ainda no primeiro semestre deste ano, a prefeitura informou que a vigilância no entorno do parque havia sido reforçada pela Guarda Municipal (GM), além de anunciar ações especiais para a restrição a esse tipo de crime - entre elas, a instalação de câmeras. A medida seria implementada até o final do ano.