As 23 famílias que moram no bairro Navegantes, na encosta do Rio Caí, em São Sebastião do Caí, retornaram para casa nesta sexta-feira (8). São 48 adultos, 27 crianças e cinco cães que precisaram deixar as moradias em função da cheia do rio, na última terça-feira (05). Eles vivem na região ribeirinha, a primeira área a ser alagada quando o nível do Caí sobe. As famílias estavam abrigadas no ginásio do Centro Integrado Navegantes. A remoção começou por volta das 7h.
Leia mais
Famílias desabrigadas em São Sebastião do Caí devem voltar para casa a partir de sexta-feira
18 famílias estão desabrigadas em função da cheia do Rio Caí
Nível do Rio Caí sobe e famílias são retiradas de casa em São Sebastião do Caí
De acordo com a assessoria de comunicação do município, o rio chegou a 12,70 metros à meia noite da terça. A água começou a recuar até atingir 9,70 metros na manhã da quinta (07). O recuo, porém, foi interrompido e as águas voltaram a subir devido às fortes chuvas que atingiram a região entre a quarta e a quinta. Às 15h de quinta, a Defesa Civil Municipal informou que o nível estava em 10,22 metros e subindo, em média, 10 centímetros por hora. Nesta sexta-feira, o nível voltou a baixar e chegou a 10 metros.
A enchente dos últimos dias foi considerada de médio porte, mas comum no histórico de ocorrências da cidade, já que o rio sobe rapidamente devido aos rios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que vão desaguar em São Sebastião do Caí. O nível normal é 2,5 metros.
AJUDA
Quem quiser ajudar as famílias pode entrar em contato com a prefeitura no (51) 3635-2500 ou levar as doações até o Centro Social Egon Schneck da Secretaria de Assistência Social.
Leia também
Agências da Caixa abrem uma hora mais cedo para nova etapa de saques do FGTS
Policial militar é agredido ao atender ocorrência de violência doméstica em Caxias