O recém criado Batalhão de Choque da Brigada Militar na Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul, terá a primeira atuação na noite desta segunda-feira (9). Os 110 policiais da tropa farão o policiamento da partida entre Juventude e Imperatriz-MA, marcada para as 20h no estádio Alfredo Jaconi.
O jogo vale o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2020 e deve reunir cerca de 17 mil torcedores, segundo a última estimativa do clube. Caso confirmado, será o maior público do ano no estádio.
Leia mais
Batalhão de Choque da Serra será instalado no bairro São José, em Caxias do Sul
Comandante em Bento Gonçalves assumirá novo Batalhão de Choque na Serra
De acordo com o comandante do batalhão, major Álvaro Martinelli, os policiais ainda estão em treinamento. Eles atuarão junto ao efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caxias do Sul, que já tem experiência em grandes eventos.
— Vamos fazer o policiamento da praça desportiva, da parte interna do campo, das arquibancadas e da parte externa do estádio. Queremos agregar as ações de segurança que o 12º BPM já vem realizando durante competições esportivas — destaca Martinelli.
O início da atuação do batalhão em Caxias também marca o aniversário de 44 anos do 12º BPM, comemorados nesta segunda (9).
Com a perspectiva de uma atuação regional, o 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar foi criado para atuar nas principais ocorrências da Serra, como roubos a banco e manifestações com milhares de pessoas. O batalhão foi viabilizado pelo ingresso de cerca de 2 mil novos policiais na Brigada Militar em todo o Estado no último mês. A sede do grupo vai funcionar no antigo Senai, no bairro São José, em Caxias.