Foi assinado na tarde desta quinta-feira (12) pelo governador em exercício, secretário da Segurança Pública e vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o decreto que prevê a criação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) de Caxias do Sul. A medida integra as ações do programa RS Seguro para 18 municípios priorizados pelo planejamento estratégico.
A assinatura do documento ocorreu no final do encontro de Gestão Estatística em Segurança (Geseg), que ocorre mensalmente no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O decreto, que prevê a integração entre os órgãos de policiamento, é visto como uma ferramenta imprescindível no combate à criminalidade. De acordo com o governador em exercício, as AISP consistem na compatibilização das áreas de atuação nas cidades pela Polícia Civil e pela Brigada Militar, facilitando a troca de informações e o trabalho conjunto.
Em Caxias, está prevista a implantação de três AISP, sendo cada uma responsável por um determinado número de bairros da cidade, conforme os distritos da Polícia Civil, no quais haverá articulação para o atendimento integrado com as companhias da Brigada Militar no município.
A meta do governo do Estado é efetivar a implantação das AISP nos 18 municípios até dezembro do ano que vem.