Dois dias após o incêndio que atingiu o gerador de energia elétrica da Bitcom TV e Provedora de Internet, na manhã do último sábado (7), em Caxias do Sul, a direção da empresa informa que o serviço de internet fixa de banda larga foi totalmente restabelecido para os aproximadamente 30 mil clientes. Segundo o diretor-presidente da Bitcom, Fabiano Vergani, é possível que ainda haja alguma instabilidade, mas as equipes trabalham para que o sinal seja plenamente normalizado ao longo dos próximos dias.
Os outros serviços oferecidos pela empresa, como segurança da informação, armazenamento em nuvem, hospedagens de sites e e-mail, estão cerca de 80% normalizados. A previsão é que 100% dos clientes estejam com os serviços operando normalmente até a próxima quinta-feira (12).
— Estamos trabalhando com o objetivo de normalizar até antes desse prazo — afirma Vergani.
O incêndio registrado na manhã do último sábado começou nos quadros de comando de energia elétrica que fazem a conexão com os postes de energia até a sede da Bitcom, onde estavam os geradores e os chamados nobreaks (reguladores da voltagem). Segundo a direção da empresa, apesar de as chamas terem atingido o gerador, existe chance de o equipamento ser consertado.
— O gerador teve uma avaria no quadro de controle eletrônico, mas acreditamos que inclusive possamos recuperá-lo. Já chamamos a empresa prestadora de serviço para avaliar essa possibilidade — ressalta.
O combate às chamas pelos bombeiros durou cerca de meia hora. No momento em que o incêndio se iniciou, dois membros da equipe técnica estavam no local e conseguiram sair ilesos antes que as chamas se espalhassem.
Durante a ação, um dos bombeiros passou mal e teve que ser hospitalizado. Segundo o comandante do 5° Batalhão de Bombeiros Militar, Julimar Fortes Pinheiro, a internação ocorreu devido a um mal-estar. O bombeiro ficou internado no Hospital Pompéia até o final da noite de sábado e posteriormente foi liberado.
— Foram feitos vários exames para descartar qualquer outro tipo de diagnóstico. Esse mal-estar em nada teve a ver com o atendimento da ocorrência de incêndio. Foi decorrente de um estresse físico — explica Fortes.
Os bombeiros tiveram de retornar às instalações da empresa duas vezes na manhã de sábado porque as chamas reapareceram no local em que o incêndio começou.
Os usuários podem esclarecer dúvidas sobre os serviços da Bitcom por meio do WhatsApp 9.8417.1906.